terça-feira, 29 de maio de 2012

DIETA DETOX: O QUE É ISSO?

Oi meninas, já faz um tempinho que vejo várias revistas, sites,blogs,entre  outros falando sobre a dieta detox.
Como alimentação é um assunto que me interessa (inclusive profissionalmente), resolvi conhecer um pouco a respeito desta e tirar minhas dúvidas.
Desta forma, perguntei a uma amiga nutricionista a Fernandinha, sobre do que se trata e achei interessante compartilhar estas informações com vocês.
HABITOS ALIMENTARES QUE AJUDAM A COMBATER A CELULITE (através de uma desintoxicação - DETOX)!
Para combater a famosa celulite, que incomoda tanto as mulheres, deve-se eliminar toxinas do organismo, melhorar as funções digestiva e intestinal, suprimir alimentos alergênicos, incluir na dieta nutrientes que estimulem a formação das fibras de colágeno e reduzir o estresse. Não existe dieta milagrosa, porém algumas sugestões podem ajudar a melhorar a aparência daqueles “furinhos” desagradáveis!!!
A primeira dica para diminuir as toxinas do organismo é a hidratação. Devemos ingerir no mínimo 2 litros de água por dia. Sucos de frutas orgânicas, infusão de ervas e água de côco também ajudam.
Reduzir o consumo de sódio ajuda a evitar a retenção de líquidos. Para isso, recomenda-se diminuir sal, produtos enlatados, produtos em conservas, embutidos e industrializados. Uma outra dica também é trocar o sal comum pelo light, usando mais os sabores de temperos naturais como orégano, salsinha, cebolinha, manjericão e açafrão, que têm antioxidantes.
Cafeína e álcool são itens que devem ser evitados, já que causam a constrição de pequenos vasos sanguíneos, favorecendo o inchaço.
Outra recomendação é zelar pela saúde do intestino. Sugerimos também, a inclusão de frutas e legumes com bastante água na dieta, como abacaxi, melancia, cítricas, amora, pepino e salsinha, que hidratam e desintoxicam.


Outro grupo de substâncias indicadas são as ricas em silício, mineral envolvido na produção de colágeno. Aveia, chá de cavalinha e água mineral são boas fontes. "Experimente incluir nos sucos, no lugar da água, a infusão da cavalinha, e usar a aveia em flocos em saladas de frutas".
O cardápio anticelulite segue com itens antioxidantes, como uva escura, azeite de oliva extravirgem, óleos de semente de abóbora e macadâmia, cacau, castanha-do-pará, amora, framboesa, morango e mirtilo, que melhoram a circulação e a textura da pele.
Dois outros grupos importantes são os dos alimentos ricos em vitamina A (tomate, cenoura, vegetais escuros) e C (frutas cítricas, acerola, morango, goiaba, caju). Eles estimulam a produção de colágeno, que melhora a elasticidade e a firmeza da pele.
O ômega 3 (salmão, sardinha, semente de linhaça) também ajuda, por interferir no acúmulo de gordura.


Alimentos PROIBIDOS: carne vermelha, lactose, glúten, ovos, frituras.
ALIMENTOS PERMITIDOS: arroz integral, leguminosas como lentilha e grão de bico, peixe (menos frito), legumes, verduras, frutas e chás de ervas (sem açúcar ou adoçantes e o chá mate não são permitidos).

Fernanada Carvalho Rocha
(019) 3254-7620 / (019) 3395-6865
Confesso que achei a dieta bem interessante, principalmente por trazer um hábito de vida mais saudável e vocês o que acharam?
Espero que tenham gostado de saber um pouco mais sobre o benefício dos alimentos...

Bjinhos Sil

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Bacana saber um pouco mais do que está rolando por aí né Pri...qto mais que nossos alunos sempre perguntam. Bjinhos

      Excluir